Business

A força de uma rede que transforma

Por Elise Bozzetto

Graziela Von Muhlen, arquiteta, e Rochelle Chiesa, consultora de imagem, idealizadoras do projeto

Imagem

Uma comunidade está tomando forma, voltada para micro e pequenas empreendedoras gaúchas que buscam apoio, conexão e crescimento profissional. O aplicativo EF - Empreendedorismo Feminino - Nasceu do desejo profundo de ajudar mulheres a empreenderem e superarem os desafios do mundo dos negócios.

 

Apesar de enfrentar obstáculos desde o início — como a enchente de maio que adiou o plano de lançamento — a iniciativa não perdeu seu impulso. Pelo contrário, cresceu e está se profissionalizando rapidamente. “Começamos de forma despretensiosa e vimos a necessidade de expandir, incluindo eventos presenciais e a ideia de promover encontros e até mesmo gerar um podcast”, compartilha uma das fundadoras, Graziela Von Muhlen.

A comunidade oferece mentorias ao vivo e on-line todas as terças-feiras, proporcionando uma dose de energia para a semana e promovendo interação entre as participantes. “Muitas mulheres não têm noção de como fazer vendas pelas redes sociais ou como posicionar seus produtos e serviços. É aqui que entra o valor das mentorias e do apoio mútuo: uma auxilia a outra, compartilhando conhecimentos e experiências”, pontua Graziela.

 

Além das mentorias, foi desenvolvido um aplicativo de conexões onde a empreendedora pode cadastrar seu negócio e serviços. Através de patrocinadores, essas empresas são divulgadas e conectadas com clientes potenciais. O cadastro no aplicativo pode ser feito também como cliente, permitindo que os usuários se conectem com as empreendedoras e realizem compras. Embora as vendas não sejam efetuadas diretamente pelo aplicativo, ele serve como uma ponte essencial entre o cliente e a empreendedora.

 

 

“Participar dessa comunidade é fazer parte de um círculo onde cada mulher faz diferença na vida da outra”, enfatiza a idealizadora. A visão é clara: até o final de 2025, a meta é alcançar mil empreendedoras. “É uma meta ousada, mas acreditamos muito na força dessa rede de mulheres que está se fortalecendo.”

WhatsApp