Medicina Integrativa - Combinação de técnicas da naturopatia para a saúde global
Por Elise Bozzetto
A naturopatia é uma forma de medicina integrativa que combina abordagens naturais com avanços científicos. Os naturopatas utilizam uma variedade de terapias, incluindo adoção de hábitos saudáveis, fitoterapia, acupuntura, uso de vitaminas, minerais, hidroterapia, terapias manuais entre outros, visando tratar a pessoa como um todo.

PhD em Naturopatia Clínica Avançada, Pós-graduada em Biomedicina e Nefrologia, Clenir Frank trabalha com naturopatia, terapia ortomolecular e com tratamento de feridas crônicas na Frank Terapias Integrativas.
A colaboração entre profissionais de saúde pode proporcionar abordagens mais abrangentes para o paciente e sem dúvidas a naturopatia pode contribuir para a promoção da saúde e bem- -estar, sendo um complemento da medicina convencional.
Para Clenir Frank, PhD em Naturopatia Clínica Avançada, o estilo de vida, a alimentação e o uso de fitoterápicos são pilares fundamentais dessa abordagem. “Muitas pessoas chegam na clínica com sintomas de cansaço, queda de cabelo, falta de memória. A partir da verificação dos desequilíbrios que aquela pessoa apresenta, são indicadas fórmulas manipuladas. Suplementos, ervas, composições naturais que não oferecem contra indicação”, explica Clenir. De acordo com a terapeuta, em uma semana os pacientes costumam apresentar melhoras significativas. O tratamento completo dura em média 3 meses.

TRATANDO AS CAUSAS
A abordagem que a terapeuta utiliza parte de duas análises para mapear os desequilíbrios do corpo. “A gente parte da análise de biorresonância quântica e morfologia de sangue vivo. A biorressonância é uma análise corporal não invasiva, indolor, que identifica desequilíbrios energéticos e vitais do corpo. Ele utiliza ondas sonoras que captam sinais frequentes do organismo. O software analisa e elenca os principais desequilíbrios. Esta técnica permite a detecção do estado funcional do corpo humano, rastreando minuciosamente condições anormais nos tecidos, células, estruturas de DNA, moléculas ou órgãos. Quando uma célula está saudável, ela gera impulsos elétricos e seu sinal é harmonioso e ressoa de forma livre com outras células do corpo. Dá para analisar, por exemplo, a má circulação, cristais de açúcar, talos oxidativos, fibrinas e presença de metais pesados”, explica Clenir.
Já a morfologia do sangue vivo é uma análise do terreno biológico do paciente, feito com uso de microscópio de alta resolução. “Este eu considero a análise principal, pois ajuda tanto o profissional da saúde quanto o paciente a entenderem a causa de muitas doenças, permitindo ainda identificarem como preveni-las e como manter a saúde. O teste de sangue vivo permite ver exatamente como o sangue se comporta no corpo, dando um panorama geral da saúde em nível celular. Avalia-se o sangue, morfologia, movimentações e se faz a análise que pode ser um desequilíbrio de pH e assim por diante. Após as duas análises, consigo, junto com o paciente, tratar a causa do problema e reequilibrar os minerais e vitaminas do corpo”, avalia Clenir.
RELATOS
Adelaide Friedrich, de Arroio do Meio, mãe da Alice, de 8 anos, levou toda a família para fazer as análises, mas o foco estava na caçula, que vinha apresentando imunidade baixa e precisando de consultas médicas recorrentes. “Descobrimos que a imunidade dela estava baixa pela presença de vermes. Ela também tinha anemia profunda, além de problemas recorrentes de otite e infecções na garganta. Fizemos o tratamento com recursos naturais e hoje ela é uma criança saudável, está muito bem. Quem conhecia ela há dois anos hoje nota a diferença. Eu não conhecia a naturopatia e hoje recomendo, me surpreendi muito. Como mãe, recomendo esta alternativa natural e só tenho a agradecer à Clenir e à medicina integrativa”, avalia.
Solange Gobbi Michelli, de Marau, conta que após o réveillon, seu filho começou a apresentar quadros recorrentes de virose. “Tratávamos a situação, mas logo em seguida os sintomas voltavam. Essa rotina se repetiu de janeiro até o início de março, quando o quadro se agravou. Ele passou a sentir fortes dores abdominais, surtos e episódios de diarreia por mais de 20 dias. A partir daí, nossa luta se intensificou, com visitas frequentes ao pronto socorro, onde foram realizados exames, aplicação de soro e medicamentos. Fizemos uma série de exames, incluindo tomografia e ecografia. Foram meses de angústia e incertezas, mas graças à atenção, dedicação e orientação da Clenir, meu filho finalmente conseguiu encontrar um rompimento e começar a recuperar sua saúde. O tratamento foi paciente e uma série de mudanças, mas o resultado foi uma melhora significativa”, relata.